top of page

10 Dúvidas sobre o uso de Cortinas e Persianas

1. Cortina ou Persiana: Qual escolher?

Na maioria das vezes, depende do gosto do morador. Quando há pessoas muito alérgicas as persianas são super indicadas.

Grande parte dos profissionais gostam que as cortinas pois tem o poder de acolher e deixam o ambiente mais sofisticado.

Varandas normalmente utilizamos Persianas rolo com tela solar para proteger móveis do sol e proporcionar um ambiente mais agradável.


2. Quais modelos de cortinas estão em alta?

As tendências apontam para tecidos mais leves menos volumosos e com ótimo caimento.

A campeã de citações, a do tipo wave, embora presa num trilho, reproduz as ondulações obtidas com o uso de ilhoses num varão.


3. Quando usar trilho ou varão?

Trilho: quando há um cortineiro, de gesso ou madeira, capaz de disfarçar sua presença. Existem casos em que o trilho, muito discreto, pode ficar aparente, mas, em geral, o suporte permanece oculto.

Varão: se mantém à vista, e costuma entrar em cena nos ambientes com forro ou se o desejo for torná-lo parte da ambientação. Versões mais chamativas, com ponteiras ornamentadas, estão em desuso.

O que define a emenda é a altura do pé direito.


4. Emendas

O que define a emenda é a altura do pé diteito.

Para altura de 2,50 com com barra de 20 cm dupla, o tecido pode correr para os lados e não receberá emendas pois ele tem 3 m de altura.

Quando a altura for maior que 2,50 e a barra igual a 20 cm dupla terá que inverter o tecido, ou seja cortar altura com mais de 3,10 e emendar lado a lado.

Assim procede para os tecidos com 1,40 de largura.

5. As cortinas devem ocupar apenas a janela ou a parede inteira?

A menos que exista algum obstáculo, como um aparador sob a abertura, elas ficarão mais elegantes se alcançarem o piso. Caso não seja possível, prefira um modelo de persiana romana ou uma persiana rolo .

Cortinas curtas funcionam apenas em quartos bebê.

Com relação à largura, não há regra. Quando a esquadria é descentralizada, recomendo encobrir toda a parede para disfarçar a diferença entre os lados.

6. Em ambientes com várias janelas, as cortinas devem ser todas iguais?

Recomenda-se padronizar. O resultado será mais harmônico se todas forem do mesmo tecido.

7. O que usar em banheiros e cozinhas?

Persianas , sem dúvida , de preferência metálicas, ou telas solares. Ambas são mais fáceis de limpar, detalhe fundamental em espaços expostos a gordura e umidade. Se a esquadria ficar fora do boxe ou longe do fogão, vale instalar uma cortina romana, mas de tecido sintético, que possa ser lavado frequentemente.

8. E para abafar ruídos?

Nenhuma opção se revela totalmente eficaz, mas blecautes e cortinas grossas – de veludo, sarja de algodão, jeans e linho – podem ajudar bastante.

9. Quais opções são mais eficazes para barrar o excesso de sol?

Se o espaço sofre com claridade demasiada, a pedida é investir num forro – além de filtrar a luz, o recurso protegerá a trama. Caso queira escurecer completamente a área, compre um modelo Blackout , já sabendo que ele tem um ponto fraco: o visual plastificado. Outras opções de forro são o tergal verão e a gabardine. Existe, ainda, a chance de combinar persianas ou telas solares a cortinas uma tendência hoje na decoração. O forro serve para proteger o ambiente e o próprio tecido do sol excessivo. Geralmente, é feito separadamente e corre em trilho ou varão independente, dando a opção de abrir ou fechar quando quiser, mas pode ser costurado á cortina.

10. Tecidos Sintéticos ou Naturais

Em termos de custo, os tecidos sintéticos são mais baratos, mas os naturais costumam ter o caimento mais bonito. Hoje já temos opção da composição dos tecidos mistos que possuem um custo benefício excelente.

Siga nosso blog

www.lepucci.com/blog

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page