top of page

Tipos de Papeis de Parede


Fiquem atentos ao comprar papel de parede. Hoje existe uma variedade enorme de opções, modelos , cores e preços.

Com o avanço tecnológico papéis importados e nacionais evoluíram muito.

O que irá diferenciar além de cores e modelos são as características técnicas dos produtos como superfície vinílica ou vinilizada , delaminação , elasticidade, gramatura, ignífugo, proteção microbial , resistência à luz ,resistência química, superfície lavável , toxidade.

Vamos falar hoje das superfícies:

1. Vinílico: A base pode ser de celulose (80% dos vinílicos têm essa base), gaze (telada) ou non woven (celulose + poliéster). A base de celulose é melhor porque é delaminável, ou seja, na hora de trocar o papel basta retirar a parte plástica e instalar o novo papel sobre a penugem que ficará na parede.

O ponto positivo do non woven é o preço, mais baixo que o de celulose. Recebe uma camada de vinil (PVC maleável) . A impressão é feita com tinta vinílica e sua aparência é mais artificial se comparada à do vinilizado.

O papel de parede vinílico é impermeável e 100% lavável (a limpeza pode ser feita com bucha, esponja ou escova embebidos em sabão neutro, detergente ou água, ou com aspirador de pó). Muito resistente e mais caro que o vinilizado (um vinílico básico costuma custar o dobro de um vinilizado básico). Nesse tipo de papel é possível criar texturas que os vinilizados não permitem (imitação de tecidos, couro, pedras, bambu etc.).

Por ser bem resistente à luz e à umidade e possuir grande durabilidade, é o mais indicado para ambientes úmidos e locais de intensa circulação. Sua forte capa de proteção qualifica o material como ignífugo, ou seja , não propaga fogo. Usado muito nas especificações comerciais , corporativas, hoteleiras e hospitalares pelo alto valor agregado. Dura 4 vezes mais do que uma pintura nova. Resistente a umidade e luz, o papel de parede vinílico tem a vida útil entre 10 e 12 anos.

2. Vinilizado: Os papel de parede vinilizado possui uma aparência mais natural, tendo sua base totalmente composta por celulose. Essa característica o classifica como artigo ecologicamente correto. Impresso em tinta acrílica ou vinílica, ele recebe uma camada de verniz durante sua confecção. Usado muito nas especificações residenciais.

A impressão é feita com tinta vinílica ou acrílica e recebe uma camada de verniz.É limpável, mas não lavável é preciso ter cuidado para não encharcar o pano, pois como é colado com cola solúvel em água, pode descolar. É mais barato que o vinílico. Dura 2 vezes mais do que uma pintura bem feita. Sua vida útil é entre 5 e 6 anos.

3. Tradicional: feito de celulose (papel), é indicado para lugares secos e pode ser frágil. A limpeza é feita através de pano úmido e a cola é aplicada sobre o papel. Para removê-lo, deve-se umidificar o papel primeiro.

4. TNT (Tecido-não-tecido): é como chamam os papéis de parede que imitam tecido, mesmo não sendo. É feito de fibras de poliéster e celulosa, sua limpeza deve ser feita com detergente e a cola é aplicada sobre a parede. É removido à seco.

Viva a sua Casa!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page